quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brincando com fogo!


Juízes 16:1-20

Sansão não levou Deus a sério. Provavelmente, ele se lembrou, em alguns momentos, dos conselhos e instruções de seus pais, da dedicação que eles decotavam a Deus. Mas, muito arrogante, Sansão decidiu viver "na flauta".
Dalila insistia para saber de onde vinha a força de Sansão(juízes 16:15), até que ele finalmente cedeu aos seus apelos e revelou o segredo:"...Jamais se passou navalha em minha cabeça pois sou nazireu desde o ventre materno" (Juízes 16:17).
Porque Sansão não reconheceu o perigo a que estava se expondo? O que o levou a mais e mais se aproximar do precipício? Como podemos explicar sua ingenuidade?
Nos membros do nosso corpo há uma inclinação adormecida, uma tentação de ser complacente a um desejo maligno. É como se fosse um fogo abafado que de repente, irrompesse em chamas.
Não importa se desejo sexual, ambição, vaidade, amor à fama, vingança, poder, ganância, quando nos curvamos a qualquer um deles, a alegria do Senhor se extingue dentro de nós e buscamos alegria da criatura em detrimento à do Criador. Deus se torna, momentaneamente, irreal e Satanás, real. O diabo não nos sobrecarrega com ódio por Deus, mas faz com que nos esqueçamos dele.
Sansão se esqueceu de Deus e de seu chamado. Sua obsessão foi o prazer e o orgulho. Ele brincou com o seu lazer, com o inimigo e com sua sensualidade e chegou a um ponto onde não foi mais possível retornar.
Um dos fatores de maior tristeza na vida de Sansão foi julgar que poderia destruir todos que vinham contra ele, como costumava fazer: "...Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado" (Juízes 16:20b). O maior campeão dos israelitas estava reduzido a desempenhar o papel de palhaço no circo de horrores dos filisteus.
A história de Sansão demonstra que o estilo de vida "play-boy" sempre enfraquece. Se não nos afastarmos definitivamente da beira do abismo da tentação, mais cedo ou mais tarde seremos destruídos.

Pense nisso:
Você se acha auto-suficiente para se afastar do abismo a hora que quiser? Cuidado! Satanás pode usar as brechas que você lhe der para jogá-lo (la) no precipício, sem que você chegue a perceber. Será que você não tem buscado sua satisfação pessoal, esquecendo-se dos planos de Deus para sua vida, e do que Ele espera de você?

Jaime e Judith Kemp, Devocional para casais, pag. 21.

Nenhum comentário: