segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A arte de perdoar como José


Texto bíblico: Gênesis 45.1-15

Quando alguém lembra de perdão, uma das histórias mais marcantes sobre o assunto é a vida de José. José tinha tudo para se vingar dos seus irmãos. Ele poderia pegar o seu batalhão de soldados egípcios e acabar com Rubem, Judá, Simeão e os demais. Ele poderia apenas salvar seu pai, Diná e Benjamim seu irmão mais novo. Ele poderia fazer isto e tudo ficaria absolutamente tranquilo. Mas, José é revestido de uma visão de Deus, que ele recebe temor de Deus e assim, trata os seus irmãos com o perdão no coração. 
    
José se quebranta com o choro do perdão e diz para os seus irmãos no versículo 5: Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.
Da mesma forma, Deus nos convida para esta visão do perdão e nos chama para olhar às pessoas que nos magoaram e tratá-las como José tratou aos seus irmãos. Ele entendia o propósito de Deus na sua vida e por isso, o seu coração estava cheio de perdão. Mesmo diante da atrocidade feita por seus irmãos. Assim, José perdoa com a graça que recebeu de Deus Pai. 
    
O convite de Deus para nós neste texto é que façamos o mesmo para com os que nos feriram, nos humilharam, nos jogaram nos buracos da vida e, simbolicamente falando, nos venderam por moedas.
Precisamos entender que a dor de quem perdoa é a de quem assume a dívida ao invés de cobrá-la. 
    
Foi exatamente isso que Jesus fez na cruz do Calvário em nosso favor. Ele nos perdoou, ele pagou a nossa dívida. Somos pessoas perdoadas em Jesus. José é assim, ele perdoa os seus irmãos e o perdão é algo libertador e redentivo na sua alma. No meio dos seus irmãos, José não age como o Zafenate-Panéia - salvador do mundo, mas age como o José de Deus, o menino lá de Canaã que foi rejeitado pelos irmãos e agora os aceita porque ele é de Deus e, por isso, tem o perdão na mente e no coração. O perdão de José traz salvação, redenção para a sua família. 
    
José nos ensina a perdoar as ofensas das nossas esposas, as esposas a perdoarem as ofensas dos seus maridos, os filhos aos pais e pais aos filhos. Os patrões aos empregados e assim em todos os relacionamentos, somos treinados no perdão.



Retirado do site: teologiabrasileira.com.br

Nenhum comentário: