segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A contínua obra de Cristo

O ano quase todo se passou, já estamos em novembro; e dizendo isto, não pretendo expor o sentimento comum de que o tempo “voa”, apesar de ser verdade. No entanto, quero pensar que algumas semanas já se passaram desde o tão esperado momento da virada de ano, dos planos de mudança de atitudes e comportamento. E, talvez como eu, você já percebeu nestes dias que as coisas não mudaram drasticamente, possivelmente não mudaram absolutamente nada.
Longe de mim qualquer pensamento pessimista, mas vivemos em tempos que esperamos mudança de situações da noite para o dia, o que não creio ser um pensamento muito saudável. As mudanças levam tempo para acontecer, apesar de exigirem uma atitude que inicia o processo. E é neste processo do pensamento que precisamos ter algo muito bem esclarecido, a certeza de que a transformação em nossa vida será feita por Jesus Cristo.
Não há nada melhor do que descobrir que dependemos de Cristo para tudo, e que Ele conhece as nossas fraquezas e limitações, e por isto, não nos deixa sozinhos em nossa luta pela santidade. Paulo, em sua carta aos filipenses, declara a confiança que tinha de que a mudança seria contínua na vida daqueles cristãos. “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).
Por que Paulo tinha tanta certeza de que a obra seria completada? Porque não dependia simplesmente daquelas pessoas, mas daquele que começou a boa obra; se não fosse desta forma, o apóstolo nunca utilizaria estas palavras. E muitos são os versículos que nos dão esta segurança. Um bom exemplo encontra-se em Provérbios 16.9: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.
O mais impressionante é o modo pelo qual o Senhor nos dirige os passos, e vai completando a Sua obra. Não é preciso ser engenheiro civil para saber que uma grande construção ocorre em várias etapas. Começando com uma boa ideia, passando pela planta baixa e reuniões de planejamento, até a escavação e o alicerce ser colocado; e neste processo, muito tempo já se passou, mas mesmo assim muito ainda falta para a conclusão.
O mesmo acontece em nossas vidas. Houve um dia em que percebemos nosso pecado e as consequências deste, um momento de dúvidas e de muito medo. Mas então nos deparamos com a maravilhosa graça de Cristo, que nos alcançou onde estávamos, nos possibilitou a Salvação e deu início o processo de regeneração em nossa vida. E, apesar de tudo parecer ter acontecido da noite para o dia, mal pudemos perceber o agir de Deus muito tempo antes, nos preparando e nos conduzindo para a nova vida, que apenas iniciou.
Por isto, busque em primeiro lugar o reino de Deus, e descanse, pois a grande obra está nas mãos do grande construtor, que é fiel, e há de completar a obra; não desista, nem desanime, mas persista e veja os milagres que o Senhor já tem feito em sua vida, confiando que muito mais Ele fará.
Soli Deo gloria!

Nenhum comentário: