Sola Fide
Em 1647, um grupo de pastores e teólogos reformados reunidos na
Abadia de Westminster, em Londres, elaborou um conjunto de documentos que hoje
conhecemos como os Padrões de Westminster, que incluem a Confissão de Fé, o
Catecismo Maior e o Breve Catecismo. Os teólogos procuraram sistematizar o
ensino reformado a fim de criar uma igreja Reformada unificada nas Ilhas
Britânicas. Na pergunta e resposta 33 do Breve Catecismo, eles resumem um dos
principais pilares da tradição reformada:
O que é a justificação? Justificação é um ato da livre graça de
Deus, através da qual ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como
justos diante de si, somente pela justiça de Cristo a nós imputada e recebida
pela fé somente.
Quando Martinho Lutero pregou suas Noventa e Cinco
Teses na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, em 1517, demorou algum tempo
para que as implicações da sua ação reverberassem ao longo da história. O fruto
de seu trabalho emergiu em algumas confissões luteranas e reformadas, as quais
afirmaram que os pecadores são declarados justos aos olhos de Deus, não com
base em suas próprias boas obras, mas somente pela fé, somente em Cristo e pela
graça de Deus somente - sola fide, solus Christus e sola gratia.
(Autor: J.V. Fesko)
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