Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.
- Efésios 2:8 -
Há uma dependência absoluta e universal dos remidos para com Deus. Os remidos são em tudo diretamente, imediatamente, e totalmente dependentes de Deus. Eles são dependentes dEle para tudo, e são dependentes Dele em todos os sentidos. Os redimidos têm todo o seu bem provindo Dele e sem Ele nenhum bem há neles. Deus é o grande autor do mesmo. Não há nenhum mérito nos redimidos.
Deus é a primeira causa dele, de todo bem nos redimidos, e não somente isso, mas Ele é a única causa adequada. É da parte de Deus que temos o nosso Redentor. É Deus que providenciou um Salvador para nós. Jesus Cristo não é apenas de Deus em Sua pessoa, pois Ele é o Filho Unigênito de Deus, mas Ele vem de Deus, como também estamos tão somente interessados nele e em seu trabalho de Mediador. Ele é o presente de Deus para nós. Deus o escolheu e ungiu, nomeando Ele, Sua obra, e enviando-O ao mundo. Como é Deus que dá, por isso é que Deus aceita o Salvador (não por nada que há em nós). Ele dá o comprador, e Ele dá a coisa comprada.
É de Deus que Cristo torna-se nosso, que somos levados a Ele (por Deus) e então unidos a ele pela ação soberana de Deus. É de Deus que recebemos a fé para crermos e nos apegarmos a ele, para que possamos ter interesse nele:"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2: 8).
É pela ação de Deus que na realidade recebemos todos os benefícios que Cristo adquiriu. Ele é o Deus que perdoa e justifica e impede com isso de irmos para o inferno como merecemos, e em seu favor os redimidos são recebidos quando são justificadas. Por isso, é Deus que liberta do domínio do pecado, nos purifica de nossa imundície e nos transforma de nossa deformidade.
Jonathan Edwards (1703-1758) - “God Glorified in Man’s Dependence.”
Retirado de: http://www.jonathanedwards.com.br
Retirado de: http://www.jonathanedwards.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário