quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

“Setenta vezes sete (70 x 7)”



      (Mateus 18: 21 – 33) “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete...”.

     Hoje nós vamos articular um pouco sobre o perdão e entender o quão eficaz ele é na vida do cristão. Que essa mensagem possa transformar seu coração! (RIMOU).
     C.S. Lewis afirma que é mais fácil falar de perdão, do que perdoar, e isso é verdade. Perdoar não é fácil, mas é necessário. Jesus chegou a afirmar que as nossas orações são interrompidas se não perdoarmos uns aos outros. Primeiro temos que compreender que, perdoar não é esquecer. O nome disso é amnésia. Perdoar não é falar, e sim fazer. Para expressar melhor, Jesus conta uma parábola, após responder a Pedro, (do credor incompassivo) demonstrando a dimensão, o porquê, e o que é perdoar (Mateus 18: 23 – 35).

     Um servo que devia dez mil talentos ao seu rei. Não tendo ele como pagar, o rei ordena que sejam vendidos ele, a mulher, seus filhos e tudo que ele possuía. Então o servo clama por misericórdia e pede paciência ao rei afirmando que em tudo ele o pagaria. Então seu senhor compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Quando o servo saiu da presença do rei encontrou o seu conservo que lhe devia cem denários e agarrando-o sufocava pedindo que a dívida fosse paga. O conservo ajoelhando-se, pede para que ele seja paciente que ele o pagaria. No entanto, o servo não quis; antes, o lançou na prisão até que saldasse a dívida... Logo mais a parábola termina e ainda não temos a dimensão do que é perdão.

     Eu preciso dizer que Jesus não contou apenas uma parábola, ele contou uma hipérbole (exagero de linguagem). Naquela época, judeus não podiam dever dez mil talentos. Mas, o que são dez mil talentos? Um talento são 35 kg de ouro, dez mil talentos, consequentemente são 350 mil kg de ouro. Para termos ideia, todos os impostos da Galiléia, Judéia, Beréia e Samaria eram 800 talentos. Dez mil talentos eram todos os impostos da nação durante 13 anos. Para um trabalhador juntar dez mil talentos ele teria que trabalhar sem parar, 150 mil anos. Significa dizer que aquela dívida era impagável e significa dizer também que esse é o tamanho do perdão que Deus deu para você, e para mim. A nossa dívida com Deus é impagável. Só que o servo encontra mais na frente alguém que lhe devia 100 denários. E o que são cem denários? Um denário era moeda paga por um dia de serviço. Cem denários são três mêses e dez dias de serviço. Porém, ele não o perdoa. Alguém que acabara de receber um perdão de 150 mil anos, não consegue liberar um perdão de três meses e dez dias. Jesus nos ensina que não existe magoa que não deve ser perdoada. O apóstolo Paulo também exorta na carta aos colossenses “Suportem uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. PERDOEM COMO O SENHOR LHES PERDOOU (Colossenses 3: 13)”.

     Portanto galera, o perdão restaura, transforma, liberta. O perdão trás saúde espiritual e emocional. Então sejamos uma igreja saudável, com uma comunhão estável, vivendo em amor, assim como Cristo nos amou. Lembrem-se sempre que Cristo nos perdoou de uma forma impagável, lembre-se sempre que é ordenança bíblica. Chega de magoas! Ressentimentos! Se você precisa perdoar alguém, perdoe o quanto antes, ou essa pessoa estará com você em todos os momentos da sua vida. Perdoe-o, ou essa ferida roubará a sua alegria!
    ALGUÉM TE DEVE 100 DENÁRIOS? PERDOE-O COM 10 MIL TALENTOS!

           
    Sávio de Souza, pobre pecador.





Nenhum comentário: